Atualmente, com as evoluções da internet, existem vários formatos de mídias para conseguir transmitir e receber informação. Você pode procurar informações em vídeos no YouTube, tutoriais no Instagram e principalmente os formatos de podcasts. Antigamente, a única fonte de informação que tínhamos eram textos impressos, rádio ou TV. Apesar do podcast não ser uma grande novidade, esse formato de mídia está muito mais maduro e é uma ótima oportunidade para se relacionar com seus clientes. Neste artigo falaremos sobre essa ferramenta de trabalho.
Um podcast segue a mesma linha que um programa de Rádio, ou seja, pode se informar por meio do áudio. Contudo, a principal diferença entre eles é que o ouvinte pode escolher o quê, quando e como ouvir isso. Mais ainda, essa ferramenta pode complementar outras estratégias digitais, bem como atingir diversos objetivos como uma estratégia única.
Essa ferramenta possui uma facilidade maior do que o rádio ou TV, pois o usuário consegue sintonizar e escutar o conteúdo específico no momento que quiser, podendo fazer o download do arquivo. Além disso, a principal vantagem dessa ferramenta de trabalho é a possibilidade de criar um conteúdo de nicho. Por exemplo, um programa poderia postar um material e fazer divulgações de informações importantes, relevantes para a mídia.
Uma clínica odontológica, por exemplo, pode fazer um programa que fale sobre um implante dentário, aprofundando o conteúdo e sanando dúvidas que seu público pode ter. Tudo isso pode ser feito com um custo muito menor, conseguindo falar de um procedimento mais complexo por meio dessa estratégia de conteúdo. Cabe ressaltar ainda que os podcasts são uma ferramenta de áudio que tem um público muito fiel e bem orientado, o que significa que essa estratégia pode possuir resultados ainda mais interessantes.
Essa ferramenta pode ter inúmeras funções e pode ser usada para alcançar diversos objetivo, mas, de modo geral, ela é usada para transmitir conteúdo de forma oral, com facilidade e abrangência de acesso. Isso porque as plataformas em que os podcasts podem ser veiculados permitem que os programas fiquem salvos, bem como a reprodução ou o download no momento em que o ouvinte preferir. Com isso, muitas empresas tem apostado nessa estratégia, de modo a proporcionar conhecimento sobre temas diversos, desde um clareamento dental até atividades culturais.
Isso porque a mensagem pode ser transmitida de forma mais “intimista”, como uma conversa, possibilitando que o ouvinte se engaje com aquele assunto. Além disso, por se tratar de um áudio, há a possibilidade de se manter informado ao mesmo tempo em que outras funções/atividades são realizadas, como indo ao trabalho ou ao lavar a louça. Essa vantagem fica ainda mais evidente ao verificar que muitas pessoas não mantém o hábito da leitura, principalmente em meio às atividades rotineiras e mesmo quem o faz consegue despender um tempo específico para isso.
Desse modo, conciliar campanhas textuais as de áudio pode aumentar o alcance de uma marca, por exemplo. Ou seja, o podcast é uma excelente estratégia para transmitir informação de forma mais fácil e dinâmica, principalmente para aqueles que se adequam melhor a essa prática de ensino. Assim, por meio dessa ferramenta tanto um grupo de amigos como grandes empresas conseguem divulgar informações sobre um determinado assunto de forma mais objetiva.
Imagine a sua rede WhatsApp: quando algum colega te encaminha uma mensagem de áudio explicando sobre algum trabalho, para repassar essa informação você pode encaminhar o áudio que recebeu. O podcast funciona da mesma maneira, você pode encaminhar o conteúdo que realizou o download e encaminhar para aqueles que também possuem interesse no assunto. Além disso, muitas das plataformas possibilitam o envio direto por elas, fornecendo um link de compartilhamento.
Imagina a dificuldade de resumir um texto sobre tratamento de canal, principalmente se você ficou com alguma dúvida ou não entendeu alguma informação passada no texto, ou ainda que é um material mais extenso e que você está atrasado em outras atividades. Por meio de um podcast, a informação é passada de maneira simples em qualquer outra rede, pois especialistas podem dar dicas de como utilizar um produto ou serviço agregando mais valor ao conteúdo. Além disso, você estará aprendendo enquanto finaliza as demais atividades, podendo se aprofundar nos temas ou até entrar em contato por um canal direto com o produtor de conteúdo, como os e-mails e chats.
Como mencionado anteriormente, o podcast pode ser usado em diversas estratégias e com o intuito de atingir diferentes objetivos, como implementar campanhas digitais para uma marca e até gerar leads ou vendas. Ou seja, com o podcast não necessariamente você precisa falar sobre o único conteúdo e de um único nicho, possibilitando fazer parcerias ou criar materiais multimídia, levando o ouvinte até um blog, site ou loja. Vale destacar neste ponto que muitas empresas podem criar um novo canal de comunicação por meio de plataformas de áudio, cativando e retendo seu público.
Assim, é possível veicular os programas criados em suas próprias plataformas, gerando uma nova renda para o site, seja pelas conversões ou - quando for de interesse do empreendedor - por meio de parcerias ou patrocínios. Com relação às matérias multimídias, imagine que você atua em um consultório e produziu um conteúdo sobre aparelho ortodôntico. Logo após essa publicação e identificar as principais dúvidas do seu público, você pode criar um podcast mais aprofundado, trazendo curiosidades sobre o tema e explicando sobre quais situações o tratamento com aparelho ortodôntico é indicado.
Tudo isso irá acrescentar ao seu conteúdo, além de agregar mais informações ao seu leitor. Com isso, além de ter ambos os canais como meios de captação e “educação” do seu público, você pode vinculá-los, direcionando o público do site para o canal de programas. Dessa forma você terá mais do que uma estratégia eficiente para assertividade, facilitando a interação com seu público-alvo e conquistando um bom rankeamento digital.
Assim como os locutores de rádio, o público começa a se acostumar com os comunicadores, passando a ouvir o conteúdo com maior frequência. Sendo assim, o podcast pode gerar um bom engajamento, levando em consideração que o público é cativado e interage com mais facilidade com essa estratégia.
Dessa maneira, fica muito mais fácil você direcioná-los para seus produtos e serviços, além de aumentar o número de acessos em podcasts específicos, entendendo melhor as informações que o seu público procura. Tal aspecto pode ser visto na adesão de produtos voltados para youtubers, que cativam e fidelizam seu público por meio dos conteúdos criados e os direcionam para lojas criadas para aquele canal.
Apesar de não demandar um alto investimento inicial, é importante estar atento a alguns detalhes. O podcast deve ter uma boa acústica, microfones de qualidade para captar o áudio e um bom software para gravação dos materiais, sendo os principais investimentos para essa atividade. Passar o conteúdo por um profissional de edição também é recomendado, para garantir a efetividade e qualidade do produto final.
Por fim, a publicação e divulgação se tornam imprescindíveis para alcançar o sucesso, seja por meio de redes sociais ou outras campanhas de marketing que se adequam ao perfil de sua empresa. Além disso, como mencionado, você pode deixar o seu último programa de podcast disponível na mesma página do seu artigo. Dessa forma aquele internauta que não tiver disponibilidade de ler o conteúdo indo ao trabalho, ou realizando outra atividade, pode receber as mesmas informações de maneira eficiente.
Algumas plataformas como Spotify e Deezer já utilizam os podcasts como ferramenta de trabalho, justamente por isso fica mais nítido que essa estratégia tem grandes chances de se tornar um fenômeno (o que na verdade já vem acontecendo) e que pode ser realizada de forma profissional e facilitada. A tecnologia tem agregado novas formas de comunicação e para que você consiga se manter no meio digital, com um bom rankeamento, apostar nessas inovações fará toda a diferença.
Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.