Mais um ano já está acabando, passou tão depressa, não é? Dezembro é sem dúvida o mês de olhar para o ano que está indo embora para tirar conclusões e olhar para o ano que está chegando para fazer planos e previsões. Sendo assim, já podemos vislumbrar algumas tendências de mercado que devem influenciar e muito o Marketing Digital em 2017. Confira algumas delas para não errar no próximo ano! (Leia aqui sobre os 4 erros comuns de quem investe em marketing digital).
Segundo especialistas da área, o uso do E-mail Marketing vem crescendo internacionalmente e com isso os consumidores também vêm se tornando mais exigentes. Ou seja, eles não querem apenas receber ofertas e coisas do gênero, eles estão ansiosos por conteúdo. No próximo ano, é provável que essa tendência venha a se multiplicar inúmeras vezes. Focar em histórias que cativam, gerem interesse e entreguem algo relevante ao usuário deve gerar muito mais conversões para os seus negócios em 2017!
Em 2017, o vídeo entra ainda mais em cena como favorito do público das redes sociais. Ele também está cada vez mais segmentado e você tem que acompanhá-lo seguindo as regras de cada mídia social. (Veja 3 dicas para produzir bons vídeos para redes sociais). Com isso, o Google AdWords deve se tornar mais atualizado com opções de segmentação e outras informações de relevantes para atrair os anunciantes.
2017 irá consolidar definitivamente o mobile como foco principal das estratégias digitais das empresas. O uso de internet através dos dispositivos Mobile já ultrapassou o desktop há algum tempo. A tendência de mercado para 2017 é a inclusão definitiva desses dispositivos nas estratégias de comunicação das empresas digitais. Quem pretende trabalhar com produtos digitais no próximo ano deve, obrigatoriamente, criar formatos que possam ser acessados através de smartphones e tablets.
O conceito de Remarketing, usado em anúncios de e-commerce para estimular o retorno de um cliente para realizar uma compra que abandonou, vai ser uma das principais tendências de mercado para o marketing de conteúdo. Entre as principais vantagens desta tática de marketing estão o aumento na conversão de leads e aproximação com o cliente. Em nosso blog, já abordamos anteriormente especificamente o conceito de Remarketing >> (O que é o processo de Remarketing?)
Conteúdo, muitas vezes referido como o "rei" em marketing digital, o conteúdo de qualidade continuará a ser uma parte essencial de qualquer campanha de marketing on-line em 2017 e nos anos que estão por vir. A grande demanda de profissionais e produtores de vídeo fará a comercialização de conteúdos ser ainda mais competitiva. O grande segredo serão os conteúdos de alta qualidade e interativo no qual os leitores possam se conectar bem. Além disso, haverá uma enorme demanda por escritores especializados em segmentos específicos de mercado.
Então, o que você espera para 2017? Compartilhe com a gente os seus pensamentos sobre as tendências de marketing digital para o próximo ano!