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21 de Janeiro
Tendências de Marketing no Instagram para 2019

Em 2018 o Instagram conseguiu bater a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais, e não por acaso: as novidades lançadas no aplicativo a cada mês fizeram com que a rede social virasse a primeira opção de muitas empresas no planejamento de marketing digital. Confira algumas tendências que prometem vir com força total nesse ano.

 

- Monetização do IGTV: O grande lançamento do Instagram em 2018, o Instagram TV, ainda não possibilita a monetização de vídeos – como é o caso do seu maior concorrente, o YouTube. Não recompensar financeiramente os criadores de conteúdo pode ser o grande motivo pelo qual o IGTV ainda não tenha “emplacado” na rede. Por isso, acredita-se que, em 2019, o Instagram queira competir diretamente com o YouTube na corrida pelos vídeos. Para isso, vão precisar monetizar o IGTV e permitir a inserção de anúncios nos canais da plataforma.

 

- Conteúdo gerado pelo usuário: A prática de reutilizar conteúdo gerado pelos usuários vem ganhando espaço no Instagram. A rede social, inclusive, já ajuda os produtores de conteúdo com alguns recursos lançados recentemente (como o de repostar stories e de inserir uma publicação do feed nos stories). Isso gera empatia e reforça a autoridade da empresa. Um bom exemplo vem do próprio perfil do Instagram, que está sempre publicando imagens e vídeos de seguidores engajados com a marca – e que produzem conteúdos sensacionais!

 

- Foco no e-commerceNão é à toa que as marcas estão migrando do Facebook para o Instagram. A plataforma tem investido cada vez mais em funcionalidades e melhorias na API de comércio e compras dentro do aplicativo. Isso facilita a jornada de compra do consumidor e une o útil ao agradável: engaja o público através de conteúdo atrativo e possibilita ao usuário finalizar a compra sem sair da rede social.

 

- Maior coleta de dadosAtualmente, o Instagram Insights – recurso nativo do Instagram disponível para perfis de negócios para análise de dados – só viabiliza mensuração dos resultados por um período de, no máximo, sete dias. A expectativa é que nesse ano o Instagram ajude os perfis de empresas a analisarem os dados e aumentem esse período de coleta, já que fazer uma análise semanal pode deixar vários insights importantes para trás.

 

- Segurança reforçada: A plataforma reforçou as medidas de segurança dentro do app com autenticação de dois fatores e verificação de contas para evitar fraudes. Por isso, é provável que nesse ano a empresa continue investindo na segurança dentro do aplicativo. Afinal, imagina a dor de cabeça que seria ter uma loja no Instagram e ela ser bloqueada, por exemplo?

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