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04 de Novembro
3 etapas do funil de vendas e como aplicá-lo na sua empresa

O chamado Funil de Vendas simboliza toda a jornada que seu cliente leva até o momento final de efetuar uma venda ou fechar algum negócio. É um acompanhamento desde meramente se apresentar e se tornar amigo dele, até o ponto de se tornarem parceiros comerciais. Da mesma maneira quando você conhece uma pessoa e diz um “oi”, até chegar em uma amizade concreta, onde você deposita sua confiança nela, você irá fazer com seus potenciais clientes. Vamos aprender as 3 etapas do funil de vendas para você prospectar pessoas e gerar mais receita para sua empresa!

1. Topo do Funil

O topo é a parte mais larga do funil, conhecido também como a parte da consciência. Aqui a pessoa não está ciente sobre uma determinada necessidade, desejo ou problema que ela tenha de fato. Ou seja, ela não busca nenhum produto ou serviço específico e desconhece qualquer coisa que você e a sua empresa produzam, por isso, ela não é considerada um cliente real (ainda). Atenção: a ideia nesse primeiro momento é aumentar o tráfego para atrair futuros clientes, isto é, gerar mais leads (estar presente no meio). É o momento de conhecer, fazer pesquisas, entender os consumidores que visitam seu website, blog, e-commerce e as mídias digitais. O que eles estão vendo? Comentando? Compartilhando? Entenda primeiro sem empurrar suas soluções logo de cara.

2. Meio do Funil

A segunda camada do funil é onde o futuro cliente já descobriu que tem alguma demanda ou problema e busca sua solução. É o estágio da segregação, da peneira, onde o filtro começa a entrar em ação e você já tem noção de quem está possivelmente apto para fechar negócios.  Nesse momento, o futuro consumidor pesquisa mais profundamente sobre a solução que as empresas oferecem e decidem se vão adquirir ou não o item vendido. Nesse estágio, eles já conhecem sua empresa e entendem como você pode ajudá-los a resolver seus problemas. É a fase da conversa ao pé do ouvido! Suas táticas de venda e persuasão entram aqui! Bora se vender?

3. Fundo do Funil

Na última parte do funil é comprovada pelo comprador a sua eficácia em resolver o problema dele. Em seguida, ele irá finalizar todo o processo, realizando a compra. Bingo! Chegamos ao grande final! Dentre todas as possibilidades de escolha que tinha nas mãos ele escolheu você. Essa última parte só terá êxito se você caprichar nas duas outras anteriores.

Ao entender as ideias do funil fica bem claro como ele é benéfico para sua organização já que assim você consegue, por etapas, separar e só se movimentar na direção de quem você percebe que pode te trazer lucro, reduzindo esforços desnecessários na peneira.

Utilize bem cada ideia, absorva esse texto e procure novos meios de atrair mais clientes e otimizar o volume de negócios fechados.

Mãos à obra!

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