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12 de Setembro
5 motivos para sua empresa ter um blog

Independente do tamanho ou do tipo do seu negócio, um blog pode fortalecer sua estratégia de marketing digital, consolidar sua marca e ajudar a ampliar os seus horizontes de mercado. Porém, você não deve ter um blog somente porque os seus concorrentes também têm, muito menos depositar toda a sua criatividade apenas em escrever textos. Separamos a seguir 5 motivos para que a sua empresa comece a investir nesse tipo de ferramenta, visando sempre o progresso corporativo e não o hobby de somente “escrever por escrever”:

1. Ganhar posições nos resultados das buscas;

Ter um conteúdo original, recorrente e que faça algum sentido para quem está lendo é o combustível propulsor que vai te levar até o “topo das paradas de sucesso” do Google. As ferramentas de busca como o próprio Google, Yahoo! e outras, reconhecem e premiam com posições melhores quem tem atualizações de conteúdo constantes. Lembra quando falamos sobre AdWords (Leia aqui o artigo sobre AdWords)? Pois bem, se você quer aparecer sem pagar, tenha relevância na prática textual!

2. Fazer um investimento duradouro e de baixo custo;

Quanto custa elaborar e manter um blog ativo para minha empresa? Existem algumas plataformas gratuitas e que não requerem um conhecimento muito avançado para instalar e começar a usar. Com um pouco de pesquisa é possível colocar no ar um blog inicial para a sua empresa. Porém se você deseja algo mais profissional, aqui a recomendação é entrar em contato com agências de marketing que, dentre outras coisas, são especializadas em produzir textos para os seus clientes, pois contam com a presença de redatores publicitários. Publicar uma vez por semana já é um bom começo e, com essa frequência, você não irá gastar muito com esses profissionais.

3. Tornar-se referência em sua área;

Você pode aproveitar o novo blog para, por exemplo, tirar dúvidas dos clientes, falar sobre o mercado em si, comentar notícias ou publicar artigos informativos. Assim os seus leitores terão confiança na empresa e, consequentemente, a marca ganha em credibilidade. Quando eles precisarem do produto ou serviço que você oferece, lembrarão da empresa que os informou e ajudou a tomar as decisões. Com uma boa “biblioteca” de posts, sua empresa pode se tornar a referência em pesquisas naquele tema.

4. Interagir com o público-alvo;

Um blog é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento com seus clientes e conquistar outros. Com as publicações, você pode incentivar interações, comentários, perguntas, compartilhamentos e feedbacks. Certifique-se, porém, de responder a todos. Dica: as perguntas dos leitores nos comentários podem gerar temas para novas publicações! Invista em imagens atraentes, faça o leitor entender (mas indiretamente) de que ele precisa dos seus serviços. Os blogs são um dos pontapés iniciais do Marketing de Conteúdo (Leia aqui o artigo sobre os princípios do Marketing de Conteúdo).

5. Conheça melhor seus clientes

Movimentar seu blog aos poucos permite que você colha informações preciosas para a empresa. Análises periódicas podem ajudar a descobrir quais são os temas mais populares, como os visitantes chegam à sua página, de onde eles são, quais as palavras-chave mais buscadas e muito mais. Essas métricas ajudam a aprimorar sua estratégia mercadológica de conteúdo. É importante saber do que o meu público gosta, o que ele faz, lê, ouve, assiste e outros. E uma forma para se entender um pouquinho mais sobre o comportamento deles é através de um blog.

Então #partiu fazer um blog agora mesmo? Fica o questionamento para você, dono, ou mesmo colaborador. Será que realmente devo começar a investir nisso? Lembre-se, não tenha um blog para o deixar esquecido, ou simplesmente tê-lo, mas sem uma real necessidade. O uso correto faz toda a diferença!

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