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13 de Maio
4 erros básicos que estão prejudicando sua empresa no Facebook

Praticamente metade do Brasil está no Facebook. Com isso, inúmeras marcas passaram a acessar a rede social mais utilizada do país para encontrar um espaço onde podem apresentar seus produtos e serviços para o consumidor, além de estabelecer uma via de contato que há algum tempo atrás não existia. Com todas essas novidades e possibilidades, é preciso ser cauteloso para não cometer alguns deslizes que podem queimar facilmente a imagem da sua marca nas redes sociais. Para te ajudar, listamos 4 erros básicos que devem ser evitados a todo custo.

1- Manter uma interação nem um pouco horizontal com as pessoas que seguem a página

Antigamente, a comunicação seguia apenas um caminho em que alguém comunicava uma mensagem para outra pessoa e essa recebia e absorvia a mensagem. Nesse modelo, não havia retorno, resposta. Isso mudou há um bom tempo e é fácil de notar esse processo no meio digital. No Facebook, a interação com quem segue sua página é essencial. Sendo assim, responda os comentários, curta os comentários, converse com o seu consumidor. E atenção: jamais apague um comentário negativo a sua empresa, pois é muito fácil obter uma captura de tela mostrando seu posicionamento nada legal de silenciar pessoas contrárias à marca e a partir daí prepare-se para uma enxurrada de críticas. Mesmo quem está furioso com a sua marca pode se acalmar com uma boa conversa e uma busca verdadeira de sua parte em encontrar uma solução para o problema.

2- Não ter uma identidade

Fulano é conhecido por ser uma pessoa muito humilde e trabalhadora. Ciclano é conhecido por ser muito divertido e extrovertido. Seja você fulano, ciclano ou beltrano, o importante é que você precisa ter uma identidade para sua marca. Pessoas comuns, que não tem nada a mais a oferecer ou mostrar são esquecidas rapidamente, não é mesmo? O processo funciona da mesma forma para marcas. Então crie uma identidade digital que tenha relação com a estratégia comunicacional off-line da sua empresa para garantir que sua marca seja lembrada de alguma forma. E claro, você vai querer que seja de uma forma positiva, lembre-se disso.

3- Esquecer de revisar

Não é preciso ser um professor de Língua Portuguesa para identificar quando uma palavra está escrita com uma letra errada ou quando há uma conjugação verbal feita da forma errada. Se você não tem o domínio do Português, não custa nada dar uma pesquisada no Google aquelas palavras que são um pouco mais difíceis. É útil também fazer o texto num software específico para texto e passar o corretor ortográfico. Só com esse método você já deve evitar muitos erros e poupar um vexame dos grandes para sua marca.

Lembre-se: revise as artes que serão postadas também, pois algumas vezes os erros estão nelas. Se for o caso, peça para outra pessoa dar uma olhada também pois nosso olho pode já ter deixado o erro passar batido.

4- Tomar posição em casos polêmicos

A maior parte das marcas vende para gremistas e colorados, para pessoas da esquerda e da direita, para quem fala bolacha e para quem fala biscoito. Então, a menos que seja extremamente necessário, mas muito mesmo, evite se posicionar em casos polêmicos que estejam em debate na sociedade no momento. Lembra quando falamos da identidade de marca? Só se posicione se realmente sua identidade de marca condiz com isso. Outro conselho sábio é o seguinte: não importa se sua empresa é pequena ainda, no momento em que você fizer uma publicação, há a possibilidade do post se espalhar pela rede e você sofrer uma represália enorme por parte de quem não gostou do post. Cautela sempre!

 

Não cometer esses quatro erros já é um ótimo começo para você que está trabalhando com uma marca no Facebook. Continue ligado no nosso blog e comente abaixo o que você pensa sobre o assunto!

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