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04 de Fevereiro
Planejamento de Marketing

Antes de começar a pensar em qualquer planejamento, é preciso fazer um diagnóstico e isso nada mais é que analisar o desempenho da sua empresa observando o histórico e se apoiando em dados. Para uma boa comparação, recomenda-se que você analise um período mínimo de três a seis meses. Neste momento você pode se comparar com outras empresas e analisar as últimas ações e resultados obtidos pelo seu próprio negócio, para que você tenha respostas práticas sobre o que vem sendo positivo e o que precisa ser aperfeiçoado ou mudado nas próximas execuções.

Quando falamos de diagnóstico aplicado ao marketing digital, é fundamental avaliarmos as taxas de conversão do funil de vendas. Este funil é dividido em etapas: atração, conversão e relacionamento. Pois é você que tem que identificar em que ponto o funil está travado.

Este é um dos estágios mais importantes, ele serve como ponto de partida para suas metas. Por falar em metas, é de extrema importância que essas estejam bem definidas em seu planejamento, de forma clara e plausível. Será por meio do esclarecimento de suas metas que serão definidas as atividades necessárias para realizá-las e repassá-las a cada respectivo setor da organização.

Com os objetivos traçados e metas estabelecidas, é hora de entender onde encontrar seu público e o que ele precisa. Afinal, o foco do seu plano de marketing é que seu público conheça e utilize seus produtos ou serviços. Para isso, mantenha-se atualizado. As redes sociais são grandes aliadas do marketing, por trazer uma resposta rápida de como as pessoas estão reagindo ao que você está oferecendo.

Avalie seu concorrente, eles também são uma fonte para entender o que funciona ou não em seu nicho. O simples ato de procurar saber em que tipo de estratégias eles estão investindo e reciclar algumas ideias, adaptando para a realidade do seu negócio, pode ajudar. Mas, cuidado. Inspiração é uma coisa, copiar os conceitos de seus concorrentes é plágio e pode destruir a imagem da sua empresa. Então, tenha muita cautela ao implementar algo novo em cima de campanhas feitas por outras empresas.

Depois de ter seu plano de marketing analisado e finalizado, é momento de colocá-lo em prática e, principalmente, monitorá-lo para ter certeza que ele será cumprido. Para avaliar cada atividade de seu planejamento contamos com alguns softwares no mercado, para ter uma visão completa no acompanhamento de seus projetos. Eles dão uma ideia detalhada do andamento de cada atividade, bem como o responsável por cada uma.

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